A ampliação de vagas do ensino
superior e técnico público continua sendo um dos grandes desafios da educação
brasileira. Poucos são os alunos que concluem o ensino médio e conseguem ingressar
em uma universidade ou em uma instituição de ensino técnico. Menor ainda é esse
número se levarmos em consideração apenas alunos oriundos de escola pública e
alunos das cidades do interior.
Por isso não adianta apenas construir
universidades, escolas técnicas, entre outras. A superação desse desafio deve
ter como linha norteadora principal, a superação das disparidades; entre
regiões, estados, capital e interior, cidade e campo, centro e periferia.
Para isso a utilização de novas tecnologias,
e técnicas devem ser as principais armas, nesse processo de ampliação do acesso
a educação. Uma das ferramentas centrais é o ensino a distancia, que
possibilita com baixo custo chegar com ensino a municípios, localidades de
difícil acesso, comunidades, bairros e etc.
Outro ponto que deve ser relevado
é a necessidade de um maior alinhamento entre municípios, estados e federação,
e entre as instituições de ensino, públicas e privadas, porém a historia nos
mostra que soluções magicas e simplistas não resolvem nossos problemas, ou o
resolve apenas de forma parcial.
Por isso o processo de ampliação
de vagas no ensino superior deve ser construído a partir do diálogo entre os
estudantes, professores, gestores, funcionários e comunidade em geral, propostas
de ampliação de vagas construídas entre quatro paredes, sem um debate amplo e
inovador com todos os atores, principalmente com nós estudantes, não respondem
as nossas expectativas.
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