terça-feira, 25 de junho de 2013

AS GRANDES REVOLUÇÕES NÃO SERÃO MAIS ARMADAS, MAS ESCRITAS NAS CADEIRAS DAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES


A pauta da ampliação dos investimentos na educação pulsa nas ruas como alicerce para as grandes mudanças que devem ocorrer no país.

Impulsionadas pelas grandes mobilizações de rua e o claro sucateamento das instituições publicas de ensino, o debate sobre os investimentos na educação surge como uma pauta central na cabeça da juventude, que acredita que as grandes revoluções não serão mais armadas, mas escritas nas cadeiras das escolas e universidades.

Mesmo com todos os investimentos feitos nos últimos anos na área da educação, como o ProUni, o FIES, o ReUni, PronaTec, a construção de Institutos federais e ampliação de universidades federais, muitos ainda são os gargalos para que possamos assegurar,  mais acesso, qualidade e permanência dos estudantes dentro das salas de aula.

Não adianta assegurarmos apenas novos investimentos como os 100% dos Royalties do petróleo para educação, 10% do PIB para educação. Se esses investimentos não destinarem-se a atividade fim (a ponta), acreditamos que é crucial assegurarmos bons salários para professores, inclusive a possibilidade de um balizamento nacional dos salários de professores a serem subsidiados pelo governo federal mediante a obtenção desses novos investimentos é uma proposta no mínimo plausível.

Para, além disso, reformas estruturais em escolas de ensino médio e universidades, o debate de novos parâmetros curriculares, a modernização das escolas e universidades, um novo ensino médio mais holístico e o desafio constante de fazer do ambiente escolar algo mais atrativo do que as ruas, são desafios que para além do investimento requerem um olhar especial dos governos e da sociedade.

Não dá para vivermos no século XXI e ainda termos uma escola e universidade do século IXX, País Rico é País com + educação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário